Eficiência Energética

O conceito

A utilização racional de energia, às vezes chamada simplesmente de eficiência energética, consiste em usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético.

Os equipamentos em nossa casa, escritório, o nosso carro, a iluminação nas nossas ruas e até as centrais que produzem e distribuem a nossa energia, quer ela seja electricidade, gás natural ou outra, consomem de alguma forma uma fonte de energia. A utilização abusiva das fontes de energia de origem de combustíveis fósseis, como o petróleo (que representa 37% do consumo), o carvão (27%), o gás natural e o urânio, contribuem grandemente para a libertação de dióxido de carbono para a atmosfera trazendo consequências desastrosas para o nosso Planeta, como as chuvas ácidas, o aquecimento global e a redução da camada de ozono.

Edifícios energeticamente eficientes, processos industriais e de transporte poderiam reduzir em 33% as necessidades energéticas do mundo em 2050, e será essencial no controlo das emissões globais de gases com efeito de estufa, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

A adopção de soluções ou medidas eficientemente energéticas em edifícios pode passar

  • Auditorias a processos industriais no âmbito do SGCIE (Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia).

 A utilização das energias renováveis como fonte de energia para consumo das necessidades energéticas, quer de climatização como de aquecimento de águas quentes sanitárias e de piscinas é uma das formas mais eficientes de reduzir o consumo de energias de combustíveis fósseis. A instalação de painéis solares térmicos na cobertura dos edifícios pode representar uma redução de 60% no consumo de energia para aquecimento de águas sanitárias.

A eficiência energética e as energias renováveis são os "dois pilares" da política energética sustentável.

Daqui resulta que com um mercado cada vez mais competitivo, a certificação energética e as consequentes práticas de promoção da eficiência com que se utiliza a energia no geral, fazem toda a diferença no que toca à optimização de processos e redução significativa dos custos a estes inerentes.

 

A eficiência Energética é antes de mais uma tomada de consciência !

  Inicial      Sobre Nós      ENERGY-Report      Ef. Energética      Energia      casa SMART      Contactos      Construção      Mapa do Site

Sabia que 33% de toda a energia utilizada no planeta é consumida pelos edifícios

Crie um site gratuito com o Yola